Thursday, May 30, 2013

A primeiro balão



Na verdade esse não foi bem o primeiro... acho que do primeiro eu nem me lembro... mas esse foi o mais dolorido, e por isso, o que ficou na lembrança (e serviu de lição).

Eu tinha uma amiga, daquelas que a gente chama de irmã e tudo mais. Sabe aquela pessoa que sabe TU-DO de você? Aquela pessoa com quem você tem assunto sempre, mesmo que tenha passado o dia todo grudado nela? Aquela que sabe o seu pensamento e a sua reação pra cada coisa? Aquela que, se fosse homem, seria o marido ideal? Então, era assim.

Nos conhecemos no primeiro ano do colegial técnico e ficamos amigas inseparáveis. Eu fui pra uma faculdade (Unicamp, salve!), ela foi pra outra (Uninove... ou como diria um amigo meu: Uni-nine). Um dia ela arrumou um namorado e encasquetou que ia casar com o coitado. Mas como todos nós sabemos, relacionamentos as vezes são complicados, e eles brigaram. Sei que no meio disso eles já estavam pagando o apartamento e ela recebia o salário na conta dele. Mas como estavam brigados, eu ofereci minha conta pra ela ir usando, pra poder receber o salário e pagar as contas dela.

Dai você me pergunta: Mas porque causa, motivo, razão ou circunstância essa nega não usava a conta dela?
E eu te responto: Porque ela estava DEVENDO lá.

Dai você me pergunta de novo: Você é louca???
E eu te responto, de novo: Não! Eu sou ESTÚPIDA!

Voltando... sei que eu emprestei a conta, a senha e tudo mais que ela precisava pra ficar movimentando o salário dela em paz. E esqueci da vida. Afinal, uma irmã não ia fazer nada de mal pra mim.

O tempo passou, eles ficaram de bem, casaram, eu fui madrinha (e dei uma cama box de presente de casamento pra eles)... até que um dia eu precisei alugar uma casa. E qual não foi a minha surpresa quando descobri que meu nome tinha "uma restrição". Restrição. Nome mais bonitinho pra te chamar de caloteira.

Pensei em um milhão de coisas e não vinha nada na minha cabeça que eu estivesse devendo. Até que descobri que era uma restrição no banco onde eu tinha a conta que a amigona estava usando. Pedi pra ela dar uma olhada no que tinha acontecido e ela disse que já não usava a conta mas ia ver. No outro dia me falou que tinha um debito lá mas que ela já tinha acertado. Só que meu nome não ficou limpo e eu falei com ela de novo. Ela falou que ia ver de novo. E assim foram algumas vezes (talvez umas quatro), até que eu emputeci e fui no banco saber o que estava acontecendo.

A gerente me falou que havia um débito de 35 x R$ 1.500,00 que só foi paga a primeira parcela.



Meu sangue sumiu do corpo. Liguei pra amigona e perguntei o que foi que ela tinha feito. E ela falou que não sabia. Fui com ela no banco, a gerente falou do débito e ela ficou com cara de rolha. Falei que ela precisava dar um jeito naquilo porque eu queria fechar a conta.

Essa menina me enrolou por três meses dizendo que ia pedir empréstimo pro irmão, que ia fazer isso e aquilo. Só que não fazia. Resolvi ligar pro irmão e perguntar se era verdade. Ele não sabia de nada. Eu contei a história toda e dias depois consegui fazer um acordo no banco e diminuir a divida pra 16 mil. O irmão dela (que ficou assutado com a história) conseguiu pegar 14,5 mil pra pagar a divida, e os 1,5 mil faltantes eu completei (com ajuda do meu ex chefe) e quitei a dívida.

Ela disse que não conseguiria pagar esses 1,5 mil de volta porque já estaria com o salário todo comprometido pagando o empréstimo que o irmão tinha feito para ajudá-la. Dois meses depois um amigo em comum me contou que ela estava espalhando pros quatro cantos do mundo que ia comprar outro apartamento porque o dela era muito pequeno.

Liguei pro pai dela (que sempre me tratou muito bem, a ponto de me chamar de "a filha branca" que ele tinha) e contei tudo o que tinha acontecido (muito educadamente, é claro) e ele ficou muito bravo. Pediu mil desculpas, sem necessidade porque eu sei que a culpa em momento nenhum foi dele, e no outro dia os 1,5 mil estavam na minha conta.

E foi assim que eu aprendi, a duras penas, que não se deve misturar amizade com dinheiro.

Como disse meu ex-chefe: "Se você emprestar dinheiro, você vai ficar sem o dinheiro e sem o amigo. Então não empreste e fique só sem o amigo".

Nunca ouvi palavras mais sábias!!! E esse foi o primeiro balão de responsa que eu levei.

Anos depois ela tentou contato comigo de novo... obviamente eu ignorei, né! Vai que ela estava precisando de mais uma conta emprestada...

To com uns cartões de crédito aqui sobrando... alguém quer?

Bjinhosssssss

7 comments:

  1. Meu Deus,que roubada,hein?Mas a gente tem que passar por uma dessas na vida pra aprender a lição e deixarmos de ser otárias...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, eu aprendi. Teve até um ex-namorado (que na época era namorado) que me pediu pra assinar um contrato de aluguel de uma casa junto com ele, porque só a renda dele não dava... não pensei duas vezes, falei NÃO MESMO na hora!
      Esse susto foi o suficiente pra eu aprender.
      bjinhossssssss

      Delete
  2. Nossa, estou assustada com o tamanho da dívida!
    Eu coleciono balões, mas nenhum se compara a esse! Aliás, esse é o mais alto que eu tenho conhecimento!!! O.O
    Fiquei até curiosa para saber com o que foi que ela arrumou uma dívida tão alta. Seja lá o que for, penso que vc não quis ver que ela era caloteira. Afinal, ela já se esquivava de uma dívida de banco que também não deveria ser baixa...
    De qualquer forma, ela abusou da sua confiança ao fazer isso e ignorar completamente os problemas que te arrumaria, ainda ficar te enrolando depois com desculpinhas. Que safada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito safada. Ela andava com um Sandero zerado na época... A história é maior, mas se eu fosse explicar tudo o texto ia ficar gigante..rs..
      Mas graças à Deus foi resolvido e eu deixei de ser otária.
      bjinhossss

      Delete
    2. Conheço muita gente que projeta uma imagem de próspera, de vida boa, mas dando calotes e passando por cima das pessoas.
      Sei bem como e.

      Delete
  3. Peraí...deixa eu ver se eu entendi: a fofa fez uma continha de 35 X 1500 na sua conta, ai sumiu...e o irmão e o pai pagaram por ela?
    Você teve muita sorte. Por que podia ter ficado com o mico todo prá vc.

    O fabio TINHA um amigo que precisava de fiador. como o fabio tinha vendido o apartamento recentemente, ele pediu pro pai dele ser fiador do amigo.

    Preciso entrar em detalhes?

    O cara deu um puta balão no meu sogro e ficou devendo dinheiro a ele por vários ANOS. Até que o cara foi nomeado prum cargo importante na PETROBRAS, saiu no jornal e meu sogro ligou pro escritório dele, que na maior cara de pau respondeu:

    - eu já estava esperando a sua ligação.

    E a divida foi paga.
    Só que a amizade nunca mais voltou.
    E o cara era como irmão do fabio. Tinha chave da casa dos paisd ele e tudo mais...

    tem cabimento?

    ReplyDelete
  4. Nossa, de forma alguma eu empresto minha conta... dinheiro emprestado é um dinheiro que vc não precisa, pq se depender, vai se estressar como vc... agora, nem senha de e-mail a gente dá pra ng, quanto mais conta bancária... mas fica como lição.

    Kisu!

    ReplyDelete