Monday, September 23, 2013

Selvagens!

Existia uma pergunta que sempre me incomodava quando conhecia ou recebia a visita de gringos... acho que provavelmente alguns por aqui já ouviram ela.
_ Tem cobra, macaco, onça, enfim... bicho onde você mora?
E, ofendida, respondia que CLARO QUE NÃO! Imagina?!? Pensam o quê? Que vivo na selva? E, sei lá por quê, ouvi repetidas vezes a mesma pergunta de gente das mais diversas nacionalidades, especialmente de americanos e europeus. Ficava achando que eles estavam tirando onda da minha cara, #chatiada.
Até que...
Essa semana, passeando (pela terceira vez) em Washington-DC me dei conta de algo que me fez sentir mesmo uma boba completa. Eles, os gringos, vivem e convivem em suas cidades (ali pelo menos) com a sua fauna e flora no dia-a-dia. E, talvez, só talvez... por isso pensem que o mesmo se passa conosco. Nada mais natural que topar com esquilos e passarinhos no meio do National Mall (centro da capital). E, no subúrbio, onde fiquei... avistei além dos esquilos (lugar comum), coelhos, gambás, veados e uma bela placa - foto acima - avisando sobre a presença de coiotes. 
Repensando a questão. Acho que eles não queriam nos ofender. Se no seu país, na sua cidade, no seu bairro você convive com os animais comuns da sua fauna... nada mais natural que imaginar que isso ocorra na terra dos outros.
A ficha pode demorar a cair, mas uma hora ela cai!
É, talvez sejamos selvagens mesmo...

3 comments:

  1. Oi Ge ! Adorei esse post e entendo seu ponto de vista . Concordo com você . Escuta essa: Um amigo escocês me perguntou se eu era rica. Não entendi a pergunta e respondi que eu era pobre. Ele então me perguntou se eu morava em favela. Respondi que eu era pobre mas não morava em favela. Ele me soltou essa pérola : Pensei que no Brasil todos os pobres moravam em favelas. Continuei sem entender e perguntei se ele já tinha visitado o Brasil alguma vez e ele respondeu que conhecia o Rio pela televisão .
    ???????
    Morri !
    Conhece o Rio pela tv e acha que o Brasil inteiro é uma grande favela ???? Não entendi nada !
    hahaha
    Bj Ge

    ReplyDelete
  2. Lembrei de um francês que me perguntou,certa vez,se era muito caro pegar um táxi até a selva...

    ReplyDelete
  3. eu acho que eles acham mesmo que a gente mora na selva... mas num sei... nunca perguntei pra nenhum deles o porque de perguntarem tanto isso (tanto porque nunca ninguem me perguntou nada..hahahahahaha)
    bjoks

    ReplyDelete