Saturday, March 23, 2013

Minha primeira vez - Jussara



De todas as loucas que eu conheço e que Graças a Deus fazem parte da minha vida, a Jussara é provavelmente a mais "bebe quieta".
Prá lá de chic, ela é produtora de mini series da Globo. Isso mesmo - podem morrer de inveja e arrancar todos os seus cabelos! A amiga é minha!!
Lá no palavras vagabundas, ela divide com os leitores, suas experiências literárias.
O blog dela é bem visitado e eu sei que ela tem uma legião de fãs que adoram o blá blá blá literário, mas quando ela baixa a guarda um pouquinho e fala dela mesma, do seu dia a dia, da neta outras coisitas mais, ela arrasa.
A mulher é inteligente, descolada, divertida e escreve super bem, além de ser uma ótima palpiteira.
Se você andar meio engastalhado na vida, pode pedir conselho, que ela sempre tem uma coisa sabida prá adicionar.
Com vocês, Jussara, minha amiga querida!


As mentiras que me contaram!

Fiquei grávida aos 24 anos, feliz, feliz... e fiquei esperando os tais enjoos que iriam me avisar a tão maravilhosa notícia, estou esperando ate hoje e lá se vão 33 anos, descobri a gravidez quase aos quatro meses e não tive um único mal estar.  Gravidez tranquila, trabalhava o dia todo, estudava à noite e na medida do possível dava conta da casa. Fui ao médico, fiz tudo direitinho, as contas foram feitas, a data provável marcada e agora esperar o parto!
Entra mês, sai mês a barriga cresce e desejo? Nenhum. Acho que sou distraída, bem é verdade que andei chupando umas laranjas a mais e um dia parei numa banca de frutas para comprar uma Fruta do Conde (ou Ata), será que foi desejo? Não creio, parei em outras bancas mesmo sem estar grávida e ainda chupo umas três laranjas por dia. As primas mais velhas que contavam orgulhosas seus desejos de grávida nas reuniões de família me enganaram!
Eis que um dia, 18 dias antes da data estimada pelo médico, depois de trabalhar o dia todo, chegar em casa, fazer o jantar e assistir a novela, fui deitar (grávida dá uma mão para ir dormir!), lá pelas tantas comecei a me sentir muito mal de dor de estomago, fui ao banheiro e pus tudo para fora. Alívio na hora, mas uma dor de cabeça se instalou: “Ah, cacete, como eu vou dormir agora? Amanhã vou trabalhar!” Corri na cozinha e tomei um comprimido desses bem fraquinhos, como estava na cozinha resolvi que devia jogar desinfetante no banheiro. No banheiro, dei uma boa olhada em volta vi que estava bem sujinho.  Então pano, vassoura e rodo, já tinha perdido o sono mesmo! O banheiro ficou um brilho! Voltei para cama, marido acordou e perguntou o que estava havendo, contei, levei bronca e emburrei! Eis que se instala uma dorzinha nas costas, chatinha... depois da bronca eu que não ia falar nada, eu heim?  Levantei e comecei a andar pelo apartamento, ele levantou e perguntou o que estava havendo. Tive que contar.  Homem entra logo em desespero.
- Vamos pro hospital, já!
- Não vou!
- Pode ser o bebê!
-Você tá louco, faltam quase 20 dias, não estourou bolsa de água nenhuma. Não sinto nenhuma contração ou dor dilacerante. Não vou! E se você quer saber, não vou passar vergonha de voltar para casa por rebate falso, só por que tenho um marido alucinado!
Nesse pingue-pongue lá se vai mais uma hora, já tinha até esquecido a dor nas costas, ele me venceu pelo cansaço. E lá fomos nós, eu de vestido e chinelo de dedo e ele com a camiseta do pijama e um jeans. Entrei pelo PS do hospital/maternidade e prontamente fui atendida, uma grávida que relatava um enjoo de horas atrás, uma dorzinha nas costas e um marido nervoso.  Eu achando tudo aquilo uma aporrinhação, 5:30 hs da manhã e eu tendo que estar trabalhando às 9 hs.  Veio a médica de plantão, conversamos um pouco e ela disse vamos fazer um exame para deixar o papai tranquilo! Ok, vamos logo com isso!
Médica em pânico.
- Minha senhora, seu nenê já coroou! Estou vendo que é bem cabeludo! Não se mexe.
- Doutora é para daqui a vinte dias!
- Ninguém avisou para ele!
Todo mundo sai correndo, atrás de maca, chamar o obstetra de plantão (que obviamente dormia), tentar localizar meu médico, que o marido não sabia o telefone e eu havia deixado a bolsa em casa. A maca chega, eu tento me levantar para passar para ela:
- Não! Se você ficar de pé o nenê nasce!
Me arrancaram o vestido na correria pelos corredores, entrei na sala de parto, a médica do PS, tentando me explicar que não daria tempo de qualquer anestesia, eu pensando, “pra quê, gente louca”, que o obstetra de plantão chegaria em minutos e que se eu sentisse alguma contração fizesse força para baixo.
- Doutora estou sentindo algo que parece contração.
- Faz força!
Fiz e nasceu minha linda e cabeluda primeira filha! Hora do parto 6:05 hs da manhã. O obstetra de plantão entra na sala do parto, me olha e começa a rir. Eu devo dizer que não achei muita graça, era um amigo de ginásio (é gente eu sou do tempo de ginásio) que ao me ver disse:
- Só você para me acordar a essa hora e não precisar de mim!
O novo papai foi avisado enquanto tentava fazer minha internação, ficou orgulhoso e aliviado de ter se livrado de fazer um parto em casa. Foi ver o bebê e eu numa salinha, enquanto a burocracia andava com a internação e correu para casa para buscar nossas roupas. Voltou correndo e com tudo errado.
- Querido você avisou minha mãe? A sua mãe?
- Esqueci!
Está foi a minha primeira vez numa sala de parto, na segunda eu era mais esperta, cheguei com uma hora de antecedência, na hora do almoço de um domingo, meu médico de então calculou que dava tempo de almoçar, eu não quis anestesia e a segunda filha nasceu nas mãos do obstetra de plantão, quando na sala de parto só se encontrava ele e um pediatra que fazia residência, os dois se puseram a gritar:
- Enfermagem! Enfermagem!
Eu ria.
As comadres que sussurravam sobre seus “trágicos” partos atrás das portas e eu bem que ouvia, mentiram para mim!

10 comments:

  1. PROMETE PRA MIM QUE GANHAR NENÊ É ASSIM FÁCIL!!! PROMETE!!!!!!
    Porque eu tenho verdadeiro PÂNICO em pensar no parto e acho que aos sete meses eu vou alugar um quarto no hospital e ficar por lá, porque eu MORRO DE MEDO de ter meu filho na rua! affff
    ... só de pensar meu coração dispara e minha respiração fica difícil!!! =O

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não posso prometer, só posso dizer que para mim foi assim e por isso fiquei famosa na família tipo: Vou ali ter um nenê e já volto!
      Mas se ficar grávida relaxa e curta.
      bjs
      Jussara

      Delete
  2. Ju, minha querida... Eu ja vi um parto natural ao vivo e a mulher berrou tanto que eu fiquei com muito medo, travei e desde entao eu juro que nao terei filhos. Da a receita de como ter filhos e nao sentir dor?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Relaxa, curta e não pense só no parto! Lu você sabe eu sou distraída, então acredito que não estava muito preocupada com o parto, quando chegasse a hora eu veria como fazer, foi assim.
      bjs
      Jussara

      Delete
  3. Inaie, obrigada pelas palavras queridas e por sua causa, pelo menos uma vez por mês escrevo alguma coisa pessoal.
    bjs
    Jussara

    ReplyDelete
  4. Ahhhh finalmente uma narrativa de alguém que diz que gravidez não é todo aquele desespero auahuhaua... eu sou um pouco cagona... ouvi tantaaaas histórias e nenhuma delas é parecida com essa que vc relatou... Deu uma esperança aqui dentro auahuahaua

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bah,
      acredite se quiser, dei muitas palestras para grávidas chamada pelo meu amigo de ginásio!
      bjs
      JUssara

      Delete
  5. Quanta sorte numa pessoa só. Tem gente que vem ao mundo pra parir, tipo ai, doeu, acho que vai nascer, cuspt, nasceu.(e com ela nem sequer doeu)
    =)

    ReplyDelete
  6. Linda narração! Eu aqui prendendo a respiração...solidária com seu marido(o meu se perdeu no trânsito de tão nervoso)e vc tranquila tendo seus bebezinhos!Bjs Inté!

    ReplyDelete
  7. Oi Jussara.
    Só agora pude vir aqui comentar com calma e depois de ver minhas primas e amigas tendo filhos, fiquei surpresa com o seu relato, porque eu sou como a ira, que só de ver as pessoas reclamando da dor e contando como o parto foi dolorido, eu fico apavorada!!! =)
    Não posso contar aqui as expressões que já ouvi, mas a mais levinha foi de uma amiga que sentia vontade o tempo todo de fazer o número 2 e não vinha nada. Daí contou pra mãe, que mais experiente sacou logo do que se tratava, começou a desesperar e disse "É o bebê nascendo!" e foi correndo para o hospital.
    Quero ter uma gravidez tranquila como a sua! Deve ser muito bom passar por esses meses, que já são tão delicados, trabalhando e seguindo com a vida calmamente como foi contigo!
    Beijos

    ReplyDelete