Thursday, March 28, 2013

A primeira (des)orientada

Primeiro quero pedir desculpa por que o post realmente ficou grande. Mas gente, num dava pra não contar isso aqui! Esses acontecimentos fizeram minha felicidade (e de mais duas dessa Gaiola) por uns três dias, então achei que vocês também poderiam se divertir com a história... Vamos à ela!

Eu nunca fiz TCC, monografia, nem nada do tipo porque na minha época esse troço não existia. É, eu sou uma dinossaura! Mas pelo menos num precisei fazer esse negócio.

Sempre vi o desespero da galera que se formou depois de mim na fase do tal TCC. Todo mundo falando que não dormia, não comia, não f*&#@... tudo por conta do maldito TCC.

Confesso que nunca senti inveja de tal sentimento!

Bom, uns dois meses atrás chega a estagiária e me pede uma ideia de tema, já que eu sou engenheira de tecnologia e vivo procurando coisas novas no mercado pra estudar. Como eu sou uma boa (mas boa mesmo) alma, eu falei que havia feito um teste com um produto que era um isolante térmico, e se ela quisesse ela poderia dar uma olhada, mas que EU faria o TCC da minha especialização sobre isso. Caso ela quisesse fazer alguma coisa nós dividiríamos os temas.

Mas a estagiária é aquele tipo de pessoa que gosta de se achar esperta, que acha legal "conhecer gente" pra tirar vantagem das coisas, que vai falando, falando e falando até te vencer pelo cansaço, que vai te fazendo perguntas que você, ao responder, faz o trabalho dela.

Qualquer semelhança com a minha realidade é mera ficção...
E eu vou te contar que eu não gosto que tentem dar uma de esperto pra cima de mim. Primeiro, porque eu demoro muito pra perceber e acabo sendo feita de besta, vou puxando a carroça por muito tempo com o jumento em cima até perceber que tem alguma coisa errada. E, segundo, porque eu acho de uma extrema filhadaputagem/malcaratismo a pessoa se aproveitar da boa vontade da outra, que deixa seus afazeres pelo simples prazer de ser útil à quem precisa.

Bom, pra resumir, de tanto essa criatura ficar me pedindo tudo do meu trabalho eu acabei dando e abrindo mão do meu tema pra ela fazer o trabalho dela. Mas falei que não ia querer saber, que eu ia simplesmente explicar o que eu tinha feito no experimento e que ela se virasse. Ela se virou? Claro que não!

Dias depois vem ela com cara de coitada pedindo pra eu ser "orientadora" dela porque a professora não sabe nada sobre o assunto e pediu pra ela ver se eu poderia ajudar a orientá-la. Quem orienta doido? Eu não! Falei que ajudaria de leve (porque eu sou realmente uma alma boa), mas que NÃO IA EM HIPÓTESE ALGUMA fazer o trabalho pra ela. Você entendeu? Porque ela não!

Porque se você não entendeu eu vou desenhar pra você entender (no seu couro!)

Dias depois vem ela pedindo a minha introdução. A MINHA introdução. Aquela que eu tinha feito quando eu ainda ia usar o tema no meu TCC: "Ô âmiga, passa sua introdução pra mim, vá!" (O "âmiga" é assim mesmo! Com o acento circunflexo no primeiro "a". E com sotaque nordestino - nada contra os nordestinos, tanto que meu noivorido é! Mas essa frase tem que soar pra vocês assim como soou pra mim... porque é que eu tenho que passar raiva sozinha?)

Minha mãe, cabeça de Fulanylda!
"NÃO!!!! Fulanylda!!! NEM FODENDO!!!!!!!!!!!!!!!!"

Meu sangue ferveu! A pessoa acha que falando mole vai conseguir me fazer de "otáááária" (como a própria Fulanylda diz) mais uma vez! Chega! Foi o momento em que eu virei a carroça e joguei o jumento no chão! Não bastando pegar todos os meus dados, o meu tema e o minha ideia, ela queria A MINHA INTRODUÇÃO! Num dou! E num tem problema se eu nunca vir a usá-la, mas ela é minha. Fui eu quem introduzi e ninguém mais NO MUNDO vai tirar proveito dela! HUNNNFFFSSSS!!!

Foi ai que ela percebeu que eu realmente não ia fazer o trabalho dela e resolveu, sofridamente, fazer o próprio trabalho.

Dias depois volta Fulanylda: "Ô âmiga... dá uma olhada na minha introdução... vê se tá bom?"

Tá, eu vejo! Porque já que ela se esforçou pra fazer eu vou dar uma olhada, pensei. Porque eu gosto de ensinar quem quer aprender. Quem sabe ela, agora, esteja disposta.

Só pra explicar: O trabalho é estudar opções para fazer isolamento térmico em paredes de apartamentos de poente (aqueles que ficam virados pro oeste, pegando aquele solzão da tarde), porque como aqui no nordeste é muito quente, a pessoa chega em casa no final do dia e quase morre cozido. Resumidamente era essa a ideia que teria que ser colocada na introdução.

Abri aquele arquivo do word e li a seguinte introdução de um trabalho de TCC:
"Com o passa do tempo estamos sofrendo com o aquecimento global, causando doenças e prejuízos, foi o que me levou a fazer esta pesquisa sobre o desempenho energético de isolantes aplicados em alvenaria visando melhora o conforto térmico.
Este pesquisa que melhora as vendas no mercado imobiliário no caso dos apartamentos do lado do sol que vem caindo às vendas e o preço, com isso esta causando prejuízo às construtoras e aos clientes que após adquire o imóvel conhece suas desvantagens que são o desconforto e o gasto financeiro que e fica muito alto no final do mês com gasto de energia e seu descanso que não e o mesmo.
Por causa destes casos que me fez estudar um modo de diminuir o desconforto para os clientes e o prejuízo para as construtoras, fazendo pesquisa sobre material para  diminuir todos esses problemas.
Foi feito um estudo com a tinta em spray "produto1" e pesquisa com "produto2" com "produto3" e com isopor."

Foi nesse momento que meu coração começou a parar de bater, meu olhos quiseram pular pra fora da minha cabeça e meu cérebro começou a inchar, numa tentativa alucinada de explodir!!!

A pessoa num consegue colocar nenhum "r" no final das palavras terminadas em "r" e num consegue montar uma frase com o mínimo de coerência. Pontuação então, pra que? Eu fiquei brava! "PORRA FULANYLDA!!! ISSO TÁ UMA MERDA! Num consegui entender nada, num tem nada escrito certo e num fala numa introdução de TCC que VOCÊ FEZ ALGUMA COISA!!! Fala que "foi feito" ou qualquer coisa assim, menos "Eu fiz não sei o que". De onde você tirou que o aquecimento global tá causando doenças e prejuízos? Tá preocupada com as geleiras dos polos? Que lado é esse do sol? O lado de cima da terra? porque sol tem de todos os lados.... Faz uma introdução decente! Organiza suas ideias!"

Pensei "bom, depois desse esporro ela vai prestar atenção no que tá fazendo e vai escrever pelo menos uma frase com sentido". Vã ilusão! Uma hora depois vem ela com a introdução revisada:

"Com o passar do tempo estamos sofrendo com o aquecimento global, causando doenças e prejuízos, com isto fiz uma pesquisa de matérias que temos no mercado para melhoria do conforto térmico sobre o “desempenho energético de isolantes aplicados em alvenaria visando melhora o conforto térmico”.

Esta pesquisa que melhoria no conforto térmico para todos os moradores e melhoria nas vendas imobiliárias dos apartamentos do lado do sol, que vem caindo suas vendas com o aquecimento global causando prejuízo para as construtoras, corretores e mais ainda para os clientes, acarretando o aumento da demanda de instalação de condicionadores de ar e o consequente elevado consumo de energia, com a seca que se encontra hoje, estamos sofrendo um problema muito serio precisamos economiza e energia.

Por causa destes casos que fiz uma pesquisa para diminuir o desconforto dos  clientes, prejuízo para as construtoras e clientes e menos desperdícios de energia, fazendo pesquisa sobre materiais que possa solucionar melhoria para todos.

Foi feito um experimento com o "produto1" , pesquisa com "produto2" , "produto3" e com isopor."


A hora que eu cheguei na parte da seca eu num aguentei! Me deu uma crise de riso tão grande que eu não conseguia parar! Sabe aquelas crises que você chora porque falta até o ar de tanto que você ri? Alguém, pode ser qualquer um, por favor me explica o que que tem a ver a seca do sertão com a história???

Tive que compartilhar essa maravilha literária com a Ira e a Estagiária Inominada, que na hora estavam me fazendo companhia no gtalk. A Ira já queria usar o produto milagroso que resolve a seca lá pro Egito.

Depois de uns vinte minutos rindo eu consegui recuperar o fôlego e dei o conselho mais sincero de toda a minha vida "Ô âmiga, POR FAVOR, compra uma monografia pronta, vá!!!"

E essa é a minha primeira orientada! Num consegue montar uma frase com sentido, num consegue escrever uma palavra certa, num consegue acertar uma virgula no lugar certo... e o que mais me deixa satisfeita é que daqui uns três meses ela vai ter uma carteirinha do CREA igual a minha... e é isso ai!

É isso ai, né tio?

Pro-me-to que mostro aqui como ficou a monografia toda! Acho que vai sair como cordel...


13 comments:

  1. CORDEL! hahahahahahahaha

    Dava um funk... Ou melhor... uma musica de carnaval - http://www.youtube.com/watch?v=v8FpMD8Xecg

    Imagina?

    "A jozycreyde, querendo resolver os problema de seca e o aquecimento grobau, fez um trabalhu e o TCC vai apresentaaa... "

    ReplyDelete
    Replies
    1. kkkkk pois eh!!! Ela num falando que eu tenho envolvimento nisso no funk dela tá bom!

      Delete
  2. Só a título de curiosidade, qual é a faculdade mesmo? Pq tipo assim, se ta fazendo tcc é pq já ta no final do curso e como, como Senhor, como é possível que uma pessoa que escreve dessa maneira chegou até o final de um curso superior de engenharia (suponho eu) e mais, como passou na redação do vestibular????
    Estou chocada, pq eu já tinha ouvido falar em analfabetismo funcional, mas não tinha visto assim de tão perto. hauhauhauhauha

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, Silvinha. É uma faculdade particular em Aracaju... Daquelas que você mal precisa fazer vestibular pra entrar... Redação então... Não sei se você se lembra mas teve um caso no Rio, acho que foi na Estácio, que um cara analfabeto (completo) foi aprovado no vestibular... É esse o nosso ensino!
      Assustador, não?

      Delete
  3. Meu Deus! Miss Bellum, eu estou chocada! Como uma pessoa que não sabe escrever se forma em engenharia?!?!
    Que medo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Medo tenho eu de ter um CREA e ser comparada à esse tipo de "profissional". Fala ai!!! Como pode???

      Delete
  4. Eu não tenho nada com isso, mas gostaria de saber como uma pessoa consegue chegar ao TCC escrevendo desse jeito? Educação, pra quê?
    bjs
    Jussara

    ReplyDelete
    Replies
    1. Num tem explicação.. e depois quando a gente vai tirar um sarrinho falando que a faculdade é uma bosta, a pessoa ainda acha ruim...
      Se eu quase tive um infarto lendo essa introdução, você imagina o que não sente um professor de português?

      Delete
  5. Como é que alguém chega ao final de um curso sem saber fazer uma introdução decente e, para tornar o lance mais dramático, repleto de erros grosseiros?
    Imagina o restante do trabalho, a maravilha que deve estar!!!
    Não precisa ser da área para perceber que ela não sabe nada do que está escrevendo. Parece bastante claro mesmo que ela queria construir a monografia dela em cima da sua.
    No seu lugar, teria mandado ela ler umas 5 dissertações para ela melhorar o repertório de argumentos e ver como se faz um trabalho desses.
    Mas nem a culpo viu... Fico me perguntando como é que uma faculdade permite que alguém chegue ao final nessas condições? Eu não deixaria sair do ensino médio!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é.. a pergunta é: como a pessoa se formou no primeiro grau???? Porque eu sai da minha oitava série conseguindo escrever redações com sentido!
      É assustador como isso pode acontecer!

      Delete
  6. Peraí!!! A minha preocupação é outra. Se a fulana é sua orientada - vai acabar pegando mal prá você. Vão dizer que vc orientou mal.

    Pula fora dessa barca furada, âmiga!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já pulei. A professora da faculdade dela quis jogar a bomba pra mim (a professora falou pra ela que esse assunto não era da área de pesquisa que ela trabalhava... e que era pra menina vir pedir pra eu orientá-la. Até ai tudo bem, podia dar uma ajuda... mas ensinar português num tem condição. Volta pro 1º grau porque eu num recebo pra isso).

      Delete
  7. mostra sim por favor, por favor, por favoooooor.

    bjs
    http://blogvidinhaminha.blogspot.com.br

    ReplyDelete