Sunday, August 11, 2013

Pesquisa científica


Essa foro é do Jõao, que como eu, gosta de aprender dormindo. Roubei a imagem lá no blog da Tania - Elos e nós

Eu já tinha ouvido falar em Osmose, na época do colegial e das minhas aulinhas de biologia.



osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membranasemipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.

Só que como eu prestava atenção "meia boca" em tudo, por que sonhar acordada é muuuito mais legal, quando eu cheguei a faculdade, a minha definição de osmose era a seguinte: "Osmose é o nome dado á transferencia de sei lá o quê, quando dois corpos encostam."

Quando me dei conta, a prova de Ética estava chegando e eu nem tinha comprado o livro ainda. Me descabelei, corri as livrarias de Campinas em vão.
Meu namoradinho, que morava em São Paulo, saiu como doido procurando um exemplar por lá também.
Um dia antes da prova, chegou em casa, com um livro que tinha o mesmo nome, mas era de outros autores.
Não tive dúvidas: usando todos os meus conhecimentos biológicos, botei o livro embaixo do travesseiro e esperei que o conhecimento se "transferisse"para mim, durante meu encontro com Morfeu.

No dia seguinte, acordei e fui para a universidade. Fiz a prova e tirei 8.5 ( o máximo era 10).
Ah, se aquele namoradinho tivesse trazido o livro um ou dois dias antes... tenho certeza que a osmose teria sido mais completa.

E assim passei os quatro anos de faculdade. Me apoiando na maravilhosa biologia para tirar as minhas notas. Nunca peguei uma DP - ou abri um livro para estudar!

Se alguém contar isso para as minhas filhas adolescentes, eu desminto. Digo que vocês são uns mentirosos, inventadores da causo.


4 comments:

  1. Rsrsrs, você parece ser bem humorada...
    Gostei do post, e do seu blog, já estou te seguindo...
    Bjos,

    ReplyDelete
  2. Adorei!!!Vou contar pra minha filhota que já tá na facul..rsss...

    ReplyDelete
  3. ah, essa Puc... nunca me enganou!! hahahahahahhahah

    ReplyDelete
  4. Comigo nunca funcionou! Na época do Mestrado eu andei com um exemplar de "Representações Sociais" de Moskovici na bolsa mais de dois meses, só tirava da bolsa pra colocar embaixo do travesseiro... nunca consegui entender o que ele dizia. Cabou que mudei a linha teórica da pesquisa!

    ReplyDelete