Saturday, April 27, 2013

Blogueira convidada - Luciana



Você quer falar de gente doida? Maluca? Fora da casinha? Então você está mesmo no lugar certo.
A primeira vista, a Lu é uma menina super normal, mas quando você a conhece melhor, descobre que ela é capaz de qualquer loucura por amor.
No post de hoje, ela conta uma história super caseira, de dona de casa amantíssima e dedicada.
O que vocês não sabem, mas eu vou contar por que sou fofoqueira, é que ela cometeu uma das grandes loucuras da sua vida, em nome do amor.
A Lú, que eu tive o prazer de primeiro conhecer pessoalmente e depois virtualmente ( doida essa inversão, né não?) atravessou o mundo em nome de uma paixão.
Ela conheceu um cara maravilhoso, se apaixonou, jogou tudo prá cima e apostou num relacionamento do outro lado do mundo, com uma pessoa de uma cultura completamente diferente da dela.
A sua maluquice deu super certo - hoje eles são um casal lindo e feliz!
Quer saber mais sobre as andanças dessa doida? Visite o blog dela Sweet Home Canada


Sempre gostei de trabalhos manuais, desde a época do jardim de infância quando fazíamos trabalhos de sucata; colar, cortar, desenhar, sempre foram paixões, acho que ser filha de professora de jardim de infância ajudou. Também sempre tive uma certa paixão por costura, mas nunca enfiei a cabeça para aprender, adorava passar as horas vendo minha avó costurar, ela era e ainda é a costureira da família. Vestidos de noiva, de damas, de festa, fantasias de bale e até roupinha de boneca era só discar 1800-vovó e o problema estava resolvido. Minha mãe também costura, mas nunca teve muita paciência pra coisa, se resumindo a fazer pequenas pecas de roupa ou minhas cortinas.

Minha primeira experiência com as agulhas veio com o bordado, comprei uma revista, estudei o ponto de cruz e fiz, mostrava pra minha avo e ela corrigia meus erros. Amo bordar é uma ótima forma de passar o tempo e relaxar, e minha mãe fica doida pois ela odeia o ponto de cruz e vive dizendo "coisa chata, vai, vai, vai, volta, volta,volta. Parece que nunca vai acabar", o que é verdade. Mas a minha maior vontade era aprender a usar a máquina de costura, mas e o medo?! Medo de costurar meus dedos, já pensou nisso? 

Coisa de 3 anos atrás, eu e uma amiga tivemos a ideia de abrir uma confecção de bolsas, ela desenharia as bolsas e eu costuraria. A coisa não foi pra frente pois na época voltei pro Canada e ela no Bahrain ficaria complicado começar uma negócio. Mas no mesmo ano o meu marido meio que deu um empurrãozinho para eu ir a diante com a ideia. Procurei tudo que seria necessário para construir uma bolsa e como fazer, mas faltava o básico: Aprender a usar uma máquina de costura!

Como estava de viagem marcada pro Brasil, decidi que ia ser nessa viagem que iria perder o medo da dita cuja, sentei com a minha mãe e minha irmã e ela foram me explicando passo a passo, como passar as linhas, como fazer arremate, como e por que usar os diferentes tipo de pontos e o mais difícil: controlar o pedal da máquina… E como é difícil! Controlar o pedal da maquina é como controlar o acelerador do carro, pisando leve você vai bem devagar e se pisar fundo pode dar de cara num poste, no caso da máquina você corre um serio risco de costurar o dedo e acreditem, já aconteceu comigo. Posso dizer que essa primeira experiência foi uma tortura, eu suava frio, tremia, não enxergava direito, tudo isso só para fazer uma ponto reto, simples, num pedaço de pano. 

Passado esse inicio conturbado, eu e a máquina de costura nos tornamos BFF. Comprei a minha máquina e a amo de paixão. Comecei a fazer as minhas bolsas, onde no início levava um dia inteiro para fazer 1 bolsa e hoje dependendo do tamanho da bolsa posso fazer entre 3 -6 bolsas (claro quando o tempo permite), mas não parei por ai, me aventurei em outros projetos, fiz as cortinas da minha casa, não pago mais por bainha, já fiz sacos de dormir pro meu sobrinho e o trabalho atual são capas de almofadas pro meu sofá. Ainda não fiz nenhum curso de corte e costura, sou na verdade self taught aprendi tudo através de blogs e You Tube, mas tenho sim vontade de fazer cursos por vários motivos que eu poderia passar o dia aqui explicando……

Enfim levou 31 anos mas finalmente eu tive a minha primeira vez com a tão desejada maquina de costura 

6 comments:

  1. Luciana,
    é bem por aí mesmo. Eu adoro costurar e aprendi tudo sozinha, ter duas avós costureiras que colocaram as netas na máquina (sem motor) para fazer roupas de boneca por volta os oito anos ajudou muito. Eu já fiz muitas roupas para minhas filhas e para mim, hoje não faço mais, perdi um pouco da paciência. Enfim é meio por tentativa e erro. Vida longa com sua máquina!
    abs
    Jussara

    ReplyDelete
  2. Nossa Lu, que legal! Também tenho certo medo da máquina, mas com as agulhas até que me viro bem. Ensinei até minha mãe a fazer ponto em cruz, hoje ela é expert nesse bordado.

    ReplyDelete
  3. Hahahaha.. Amei a fofoca... Que bom que foi uma fofoca boa, ne? Adorei a experiencia de escrever pra voces e podem sempre contar com a minha presenca....

    Bjsssss

    ReplyDelete
  4. Olha, esse negócio de costurar o dedo sempre me assustou.. via minha mãe costurando algumas coisas de vez em quando, nada elaborado... aliás, nem sei se ela sabia o que tava fazendo... mas a possibilidade de ficar o dedo preso ali na agulha sempre me apavorou!
    Prefiro não correr o risco! hehehe!!!
    Mas que bom que você conseguiu domesticar a bicha (máquina de costura)!!!
    bjokssss

    ReplyDelete
  5. Eu não tenho o dom da "craftagem" o meu negócio é cozinha... pelo menos levo um pouco mais de jeito... eu tenho curiosidade em mexer com uma máquina de costura... mas ao mesmo tempo, não tenho paciência.

    Kisu!

    ReplyDelete
  6. Oi Luciana. Adorei a sua história! Super me identifiquei!
    Quando eu era mais nova, eu adorava trabalhos manuais e vivia tendo cursinhos de artesanato. Aprendí a costurar, fazer tricô, crochê, a fazer bordado... Mas, infelizmente não pude me dedicar e melhorar.
    A foto é de uma das suas almofadas? Achei belíssima! Vc não diz s tem site para encomendas!
    Beijos

    ReplyDelete