Friday, February 1, 2013

Só pode ser instinto


Essa foto aí é da Amora, nossa vira-lata do meio. Ela é filha da Lila e mãe da Pimenta, que é um dos cachorros pretos que dormem em volta dela. Foi tirada em maio de 2011, durante um outono de noites frias.

Numa família conhecida nossa, há um homem que adora bichos. Quando a Amora estava nessa situação maternal aí, a esposa desse homem veio aqui em casa e, vendo esses oito filhotinhos, exclamou: "Irmã (minha mãe) não deixa o meu marido ver esses cachorros, senão ele vai querer todos eles, e vai colocá-los pra dormir em cima da cama."

Ouvindo essa frase dessa amiga dela, minha mãe ficou horrorizada. Onde já se viu colocar cachorro pra dormir dentro de casa por mais que sejam as coisas mais gostosas do universo? Ou seja, sendo filha da minha mãe, achei que jamais veria uma coisa parecida aqui em casa.

Vasculhando a memória, não consigo me lembrar de um único dia na vida em que não tivemos cachorro. Sempre tivemos cachorros aqui em casa. Hoje em dia temos 4 só aqui em casa, mas me lembro de ocasiões em que tivemos 7 adultos. Acontece que, mesmo com toda a nossa paixão por dogs, nunca NUNCA tivemos nenhum cachorro que vivesse dentro de casa. Os cachorros são bem tratados, mas nada de pensar em dormir dentro de casa. Isso porque minha mãe tem pavor de pelo de cachorro voando por aí. E se por aí for dentro de casa então, ela pira. Logo, já tivemos todo tipo de cachorro, mas sempre no quintal. 

Acontece que a vida sempre nos dá a oportunidade de experimentar alguma coisa pela primeira vez.

Contrariando a normalidade da natureza, que determina que as recém-paridas cuidem de suas crias, a Amora aí em cima achava que uma semana de cuidados maternos já estava mais que suficiente pros 8 filhotes dela, e decidiu que não ia amamentá-los, e muito menos dormir com eles. 

Tudo bem, passamos a dar-lhes mamadeiras e eu preparei uma casinha quente pra eles suportarem a noite fria sem a desalmada.

Mas uma noite minha mãe me acordou preocupada com os bichinhos. Era uma da manhã, mais ou menos. Eles não estavam chorando, e quando olhamos pra eles dentro da caminha que eu fiz, não pareciam estar sentindo frio algum. Mesmo assim, minha mãe resolveu que ali fora eles iam ficar doentes e resolveu levá-los para dentro de casa.

Arregalei os olhos. Dentro de casa? Minha mãe devia estar dormindo ainda. Eu nunca a tinha visto por cachorro pra dormir dentro de casa, muito menos acordar no meio da noite pra fazer isso.

Mais arregalados ficaram meus olhos quando ela me disse onde pretendia colocá-los: dentro do quarto dela, entre um baú onde guardamos algumas roupas e a parede. Eu fiquei estupefata. PELA PRIMEIRA VEZ na vida eu estava vendo minha mãe colocar cachorros (oito!) pra dormir dentro de casa. E pior: dentro do quarto dela. Minha mãe não estava dormindo. Ela estava acordada, mas eu achava que ela tinha batido com a cabeça na cabeceira da cama e estava avariando... 

Foi me dando uma raiva... Onde já se viu me tirar da cama no meio da noite pra mexer com cachorros que estavam dormindo em paz? Onde já se viu colocar 8 cachorros pra dormir dentro do quarto? Onde já se viu me acordar a uma da manhã pra uma coisa desnecessária daquela???!!!

Quando eu fico com raiva, costumo ficar muito chata. Reclamar e discutir até convencer ou ser convencida. Mas naquele dia PELA PRIMEIRA VEZ eu achei que não valia a pena discutir. E eu fiquei calada. Muda. Nenhuma palavra. Fiz o que ela mandou: ajuntei os cachorros e fui levar pra dentro do quarto. Furiosa, mas calada.

Então acendi a luz do quarto, arrastei o baú e... ouvi um barulhinho pro lado da cama da minha mãe. O que tinha lá? Uma lacraia enorme. Devia medir uns 20 centímetros, pelo menos. PELA PRIMEIRA VEZ na vida eu vi uma lacraia dentro de casa. Nem quando moramos na chácara, que era cercada de mato, encontramos uma lacraia dentro de casa. E eu fiquei morrendo de medo dela, não sabia como  matá-la. Peguei com uma vassoura e joguei dentro de um balde de água com sabão e tampei, pra ela morrer afogada.

Não era essa lacraia. Uma menos assustadora.
Voltei pra dentro, terminei de ajeitar os cachorros, e voltei a dormir.

Depois fiquei pensando: só pode ser instinto mesmo. Minha mãe com um mau pressentimento a noite vai buscar os cachorros pra dentro de casa e por causa disso encontramos aquela lacraia gigante. Se não fosse essa birutice momentânea dela, talvez a lacraia tivesse subido pelas cobertas dela e causado algum mal. Fiz bem em superar minha raiva e não tentar convencê-la a deixar os cachorros lá fora, afinal.

Detalhe: nunca mais ela trouxe cachorro pra dormir dentro de casa.

Em tempo: 

A vista dos comentários da Lu e da Inaie, explico o que vem a ser uma lacraia.
Lacraia é um bicho que também é chamado de centopéia. Não é um bicho bonito ou útil, até onde eu sei. Salvo engano, é da família dos escorpianídeos (inventei esse nome agora rsrsrs!) e já li que sua picada pode matar uma criança. Eis a carinha bonita de uma lacraia:


9 comments:

  1. 1 - o que eh uma lacraia?
    2 - Tadinha da lacraia (seja la o que eh isso)! Tinha que matar? Levasse pra fora, uai...
    3 - Pimenta! <3

    ReplyDelete
  2. não sei o que é lacraia.

    a minha cachorra dorme na cama da minha filha. Toda noite!!

    ReplyDelete
  3. Os animais que sofrem :(

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. kkkkkkkkkk uma vez minha cadela deu crias de manhã cedinho, e eu estudava à tarde. OBVIO que quando eram 15h eu mandei minha mãe ir me buscar "que eu estava doente". minha mãe ainda me dedurou para a supervisora, dizendo que sabia que eu só queria ir embora por causa dos filhotes, e mesmo assim foi me buscar - coisa que jamais na vida achei que ela fosse autorizar...rs

    ReplyDelete
  5. Entendo a concepção da sua mae. Também tenho cachorros em casa. Quatro. Porém dois dormem dentro de casa. Na lavanderia. Por que? São pequeninos e meu pai achava que alguém iria pegá-Los pelo buraquinho do portão. Sei. Até hoje.

    E haja cuidados. Todos os dias temos Wuerk passar pano já casa. Todos os dias tiramos o pó. Eu não sei da onde vem tanto pêlo de dois cAchorrinhos pequeninos. Enfim...

    Eles são a nossa alegria.

    Beijos

    ReplyDelete
  6. Eu A D O R E I a lacráia. E vejo muito benefício em ser uma centopéia.Ela pode usar CINQUENTA pares de sapato ao mesmo tempo. Vejo sim, muita vantagem em ser centopéia. Feia você que matou a pobrezinha!!!!

    ReplyDelete
  7. Também sempre tivemos cachorro. Já tivemos cachorros que passavam o dia dentro de casa andando atrás da minha mãe e durante a noite dormiam do lado de fora. Já tivemos outros que ficavam dia e noite dentro de casa. Hoje em dia, nossos cachorros só entram de vez em quando mas só porque eles não sabem se comportar. São muito bagunceiros.
    Eu não ligo muito mas não gosto que durmam no meu quarto.

    Bjs.
    Elvira

    ReplyDelete
  8. Olha, prefiro um milhão e duzentas mil vezes a lacraia bichinho viu!!! afff socorro!!!
    Em casa quem manda são as cachorras... e elas dormem em todos os lugares..rs..
    Ainda bem que naquele dia sua mãe resolveu colocar os pobrezinhos pra dentro. Assim evitou que alguma coisa ruim acontecesse.
    Só pode ser instinto mesmo!!!!
    bjkssss

    ReplyDelete
  9. A Luana e a Inaiê não sabiam o que é uma lacraia???? O.O
    ESTOU PERPRECTA!!!!

    Então, aqui em casa cachorro também dorme no quintal.
    Mas meu poodle está cego e não posso mais deixá-lo no relento tão indefeso... Foi uma briga danada com meus pais, mas ele conquistou seu cantinho aqui dentro!
    Mas eu tive que assumir a responsabilidade!

    E a pimentinha hein, como vai?
    Beijos

    ReplyDelete