Saturday, February 9, 2013

A primeira vez que eu... Bel - blogueira convidada

A Bel é uma dessas pessoas iluminadas, alto astral e divertidas que a gente encontra pela blogsfera e quer trazer prá vida real rapidinho.
Ela também é a melhor pessoa para se contar um segredo, por que dois dias depois ela já nãos e lembra mais. Acho que é por isso que ela mantém o blog dela,  para não esquecer as próprias histórias.
Hoje essa mulher engraçada, linda e de bem com a vida, veio nos visitar. Obrigada Bel, pelo carinho de sempre!!

Ah! Eu sou a Sherazade, lembra?? Nos conhecemos numa balada virtual...
PS - A "Bel" gosta mesmo é de ser chamada por Anabel Mascarenhas, que esse negócio de intimidade demais não é com ela não!! Lembrem-se disso nos comentários, por favor.

Com vocês, Anabel Mascarenhas, a nossa convidada de hoje:


Putz, pensei mil coisas, gastei tanto tempo tentando imaginar “QUE” primeira vez eu ia contar aqui, que perdi a vez pro Mr. Lemos, de ser a primeira blogueira convidada!

É difícil escolher uma coisa pra contar que não seja constrangedora (lembrei do jantar na casa do já citado Mr. Lemos…), que seja bem humorada e que tenha alguma relevância a ponto de ser repartida entre tanta gente boa. Além do mais, quase todas as minhas “primeiras vezes” já foram contadas no meu blog, e eu não queria colar figurinha repetida num álbum novo. Roda pra lá, roda pra cá… e a cabeça da baiana não encontrava o lugar de parar. Até que… plim! Piscou a luzinha que dizia que eu havia encontrado!

Não é recente, aconteceu em setembro de 2009. Foi a primeira vez em que a Branca de Neve aqui resolveu dar uma de negona e trançar os cabelos, lá, no Olympo da baianidade: O Pelourinho!

Vê que doçura:




Sentei num banquinho na calçada, e diante de quem quisesse ver me entreguei às mãos ágeis de Jacira, que não levou nem dez minutos pra trançar meu cabelo super hiper ultra mega oleoso e escorregadio. Não trançou tudo porque eu achei que ficava mais bonito assim.

Uma amiga fez fotos do passo-a-passo, mas vou colocar uma só aqui:






E uma vista “do alto”:







Hummm… péra aí. Esta foto mostra um lugar interessante… e BINGO! as trancinhas foram só o caminho pra chegar na minha grande primeira vez! Na foto acima, estou sentada no chão da Galeria Nelson Dahia, no Museu da Gastronomia Baiana, mantido pelo SENAC no Pelô. E estou nesse conforto todo porque o evento ali É MEU!!! Tudo bem que nesse momento as portas ainda estavam fechadas para o público, que eu sou doida mas tenho juízo.

Foi a exposição fotográfica “Rio do Engenho: Festas, Saberes e Sabores”, promovida por um grupo de pesquisas em Identidade Cultural e Expressões Regionais, com fotos MINHAS! Então, minha primeira exposição fotográfica!!! O momento máximo (até então), de reconhecimento do meu trabalho, da minha arte, do meu valor como fotógrafa.





Foi uma experiência indescritível ver cinquenta fotos impressas (30 x 40 cm) e uma gigante (50 x 70cm), que ficou lá no MGB, como contrapartida por eles nos terem cedido o espaço para a exposição. Mas mais gostoso do que ver as fotos na parede, (com a moldura rústica que eu inventei num insight) foi ficar por lá, de bobeira, enquanto turistas brasileiros e gringos entravam, elogiavam, perguntavam se estavam à venda (não estavam!), sem nem imaginar que a fotógrafa estava ali, e era eu!







Essa exposição foi um divisor de águas na minha carreira profissional, e também na minha autoestima e na certeza de que sonhos se realizam! Eu fotografo desde a adolescência, tento ser tratada como profissional desde pelo menos 2003 e só em 2009, com esta exposição foi que perdi a vergonha de me apresentar como fotógrafa e mandar fazer um cartão de visitas.

Foi durante este lindo mês de setembro de 2009 que dirigi (um carro) sozinha em Salvador. Mas isso pode ficar pra outro post, se me convidarem de novo, é claro!

16 comments:

  1. Hahahaha! A Inaie é a mais sacana das sacanas!! Anabel Mascarenhas... minha querida ANABEL MASCARENHAS!!! Da sua primeira exposição eu já sabia, embora aqui nesse post ela tenha ficado ainda mais humana, com todas as boas consequências na sua vida. Mas não lembrava das trancinhas. Achei demais. Faz de novo???!!!!
    Beijao pras duas!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois então... a Inaie é pra lá de sacana!!! Isso não se faz! E você colabora, né? Não levo sua cachaça quando for aí... e olha que está pertinho, pertinho!
      Quanto às trancinhas... tive que tirar antes de chegar em casa (fiquei só uns 3 dias de cabelo trançado), porque Marido disse que se eu chegasse em casa com o cabelo assim eu nem entrava!

      Delete
  2. Olá Anabel (eu te chamaria de Bel,mas fomos todos beeem alertados acima,que meda!),parabéns por essa estréia e eu gostaria de saber se vc tem feito outras exposições do seu trabalho por aí...Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Madi, veja que estou respondendo como Bel, e isso significa que Anabel Mascarenhas é meu nome profissional, e "nome de verdade", mas a blogueira que aqui se faz presente é BEL, mesmo!!!

      Já fiz uma outra exposição, também com a temática cultural: Sabores da Bahia na Feirinha do Guanabara, com fotos aqui: http://www.flickr.com/photos/belmasc/sets/72157625323738072/

      E mais outros projetos fotográficos que viraram artigo científico, e estou num projeto ultra secreto, que se der certo será minha primeira vez de outra coisa, já já! Mas aí só conto se der certo, tá?

      Meu portfólio (desatualizado) tá aqui: http://www.flickr.com/photos/belmasc/collections/72157625222170041/

      E amanhã, domingo de carnaval, vou fotografar um casamento às 8h da madrugada, numa casa de praia a 30 Km da cidade. Vida de fotógrafa não é mole, não... ;)
      Beijinho!

      Delete
  3. Oi Bel! Que maravilha de primeira vez! Eu ja vi algumas fotos suas no seu facebook e amei. Alias, eu sou mega frustrada porque minhas fotos são sempre horríveis... hahaha
    Adorei o cabelo! E adorei mais ainda saber sobre sua primeira exposição, parabéns!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Lu! Fotografia é algo que une técnica e feeling... Quem sabe se você fizer um dos meus cursos suas fotos não "melhoram"??? Hoje fotografei um casamento na praia, lindo demais... pena que não deu pra me jogar na água!
      Bjooo

      Delete
  4. Oi Bel!
    Achei o máximo as suas tranças! Sempre tive vontade de fazer também e como sou uma bela copiona, vou te imitar! Aqui no Rj tem pessoas especializadas e estou pensando em algo desse tipo. =)

    Vou dar uma fuçada também no seu portfólio.
    Muito bacana mesmo e parabéns pela exposição com o reconhecimento do seu talento e trabalho.
    beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! E quanto às trancinhas... pode copiar, Olívia... mas tem que mostrar as fotos depois!!!
      Bjooo

      Delete
  5. Como assim não pode chamar de Bel? Adorei esse cabelo, ficou bem legal. Mas acho que em japas não deve ficar bonitos auhauahuaa... Fotógrafos não são reconhecidos, só qdo precisam cobrir evento de família, festa de aniversários dos parentes e para roubarem seus cliques em viagens em grupos. Sei como é isso. Gosto de tirar fotos para lembrar do lugar, das coisas, mas sei bem o que é as pessoas explorarem esse lado querendo algo de graça sendo q vc desperdiça até mesmo momentos de uma viagem pra tirá-las.

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que pode, Bah! É sacanagem de Inaie, mas fica difícil de explicar... kkkkk
      E sobre o reconhecimento de fotógrafo, especialmente em cidade pequena e na era digital... é complicadíssimo! Mas devagar eu chego lá!

      Beijooo

      Delete
  6. Adorei as trancinhas!!! Se eu fizesse no meu cabelo elas jamais sairiam, eu teria que raspar porque ele ia ficar todo embaraçado... rsrsrsrsrs
    Quanto a apresentação que a Inaie fez, muito gente boa ela né... hahahaha Mas confesso que fiquei feliz de saber que não sou só eu que esqueço das coisas e é mais ou menos nesse nível mesmo... e é bom porque eu sempre rio das mesmas piadas, sempre assisto os filmes como se fosse a primeira vez...hehehehe
    Muito bom quando o trabalho da gente é reconhecido né? Quando a gente se sente realizada por ser tratada como gostaria. Agora vem cá, porque ce num ganhou uma grana em cima dos turistas???? Principalmente dos gringos!!! hehehehe
    bjoksssssss

    ReplyDelete
  7. Eu já havia respondido aqui, mas não sei por que cargas d'água não entrou...
    A Inaie é uma amiga e tanto... vê como ela mostra exatamente o que a gente gosta? hahahaha
    Eu leio seu blog, e me identifico muuuuito! Eu também não tenho conserto!!! O lance dos filmes, livros e séries é esse mesmo. E até os MEUS textos no blog eu leio como se fosse a primeira vez, é mole???
    Quanto a não ganhar grana em cima dos turistas, foi porque eu cedi os direitos das fotos para esse grupo de pesquisa... então, ainda que elas fossem vendidas... o dindin não seria meu! :(

    Beijooo

    ReplyDelete
  8. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  9. Cabelo massa!

    Ahhhhhhhhhhhh, que linda. Adoro ir em exposições! Pelas fotos visualizadas, achei tudo must.

    Quando poderá expôr em Sampa???
    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada, Turismóloga! Estou com outros projetos, e um deles é levar exatamente esta expo para Sampa e para o RJ, mas depende de passar num edital da Secretaria de Cultura da Bahia. Torce aí...
      Beijoo

      Delete
  10. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete