Saturday, June 8, 2013

Bate papo profissional

Nossa convidada de hoje é a Anelise do De tudo um pouco, de mim - Muito. Conheci o blog dela meio que sem querer, vagando pela net e pude acompanhar algumas aventuras amorosas, descobertas e sentimentos de uma mocinha que me pareceu ser muito meiga. E desde então eu passeio por lá para ver o que tem acontecido na vida dela.
Espero que gostem!
bjinhosssss
Miss Bellum

            Me lembro vagamente da primeira vez que fui a um psicólogo.  Foi logo após a morte do meu pai, quando eu tinha uns 7 anos. A psicóloga pediu para que eu fizesse um desenho da minha família e eu desenhei meu pai no céu, como se fosse um anjinho (obviamente, ela concluiu que eu entendia o que havia acontecido). Bom... Depois dessa consulta eu não voltei lá, até que recentemente senti a necessidade de conversar com um profissional, conversar com uma pessoa em que eu pudesse confiar, uma pessoa que não me julgaria e que, se julgasse não me atingiria, já que me importo mais com a opinião das pessoas com quem convivo.
            Descobri que na universidade onde estudo, tem atendimento psicológico de graça (e eu adoro coisas de graça!). Tomei coragem e fui lá marcar uma consulta! No início da conversa eu fiquei meio sem graça, afinal de contas, não é muito fácil sentar na frente de um completo desconhecido e chorar as pitangas!! Mas eu consegui! Até porque a psicóloga me deixou muito a vontade, fez com que tivéssemos uma conversa normal. Ela começou a conversar comigo como se quisesse ser minha amiga, e quando eu percebi, já estava falando sobre o que me incomodava.
            Me dei conta de que eu estava com medo e com vergonha a toa! Um psicólogo estudou para deixar as pessoas à vontade, estudou para ouvir, para aconselhar e essa neura de ‘e se ele (a) contar?’ é bobeira! Existe todo um código de ética que proíbe que esses profissionais revelem o que foi falado durante a consulta, existe um juramento que não deve e nem pode ser quebrado (aquele sigilo de médico para paciente).
            Ter esse bate papo com um profissional é bom! Poder falar com uma pessoa que não vai te julgar, que não vai usar seus medos contra você, nem jogar seus defeitos na sua cara é excelente! Me senti muito bem após a consulta e já marquei outra!
            Não é necessário ter vergonha de procurar uma ajuda profissional, pois não é sinônimo de fraqueza mental, nem depressão e muito menos de frescura! Todos precisam ter alguém com quem conversar, alguém livre de palpites malignos sobre você, alguém que não vai olhar pra você com aquela expressão de decepção com que um amigo ou familiar poderia olhar.
            Se você ainda não procurou um profissa pra conversar, você está perdendo tempo! Vá a um psicólogo, faça uma consulta, abra o coração e desabafe! Eu garanto que faz muito bem.


Beijo:*

3 comments:

  1. Nossa, fiquei tão feliz com seu relato que vou divulgar no FB. Você não imagina a felicidade de um psicólogo em ver um cliente/paciente andando "pra frente", mudando e mais importante, se sentindo bem. As vezes a gente fica tão preso nos nossos problemas que o olhar do outro ajuda muito. Fui psicóloga no Brasil por 3 anos e de férias na terrinha, tive a oportunidade de visitar meu antigo local de trabalho e receber bons feedbacks muito bons. Morro de saudade de ser psicóloga e da sensação boa de alguma forma ajudar alguém a se encontrar.

    Ps: Que bom que você encontrou um profissional que gostou na primeira tentativa, nem sempre isso acontece, mas não significa que não exista outro profissional "melhor" (o que se encaixe melhor no seu perfil).

    ReplyDelete
  2. Confesso que não dava valor ao psicólogo. Já fui em um uma vez e não deu muito certo, talvez daí que tenha surgido meu "preconceito" em relação a esses profissionais... Mas acho que sempre vale uma segunda tentativa. Com certeza, quando achar que é hora, vou dar uma segunda chance.

    Kisu!

    ReplyDelete
  3. Eu também acho que terapia é muito bom. Só pelo falo de você poder colocar pra fora tudo aquilo que pensa, sem ter medo de ser julgado, já ajuda muito!
    Só que é preciso achar um profissional que "bata com o seu santo", porque eu tive uma psico que era ótima, mas depois tive que me mudar e tive mais duas que não foram boas...
    bjinhosss

    ReplyDelete