Monday, August 19, 2013

Visto 1, 2 e 3!!!


O primeiro visto americano... fiz lá em 1997, na Embaixada em Brasília. Era uma coisa complicada, cheia de noves horas e você precisava levar quilos de documentos que provassem quem-onde-como-porque e pra quê você queria passear nos States. Sem falar que era preciso provar que você tinha vínculo com sua terra natal e não pretendia se tornar um "imigrante ilegal". Daí dale apresentar comprovação de renda e bens, vículo empregatício, passagem comprada, hotel reservado, tudo com antecedência (e sem garantia de ter o visto aprovado) e cia ilimitada, só faltavam pedir sua carteira de vacinação infantil.  Fui com CB e ele se virou na entrevista... já que seu english é fluente e o meu... bem, o meu é de turista. O lado bom é que naquele tempo o visto era de 10 anos. Hora de fila, horas de espera, e pra todo lado gente contando horrores sobre ter o visto negado, perder o dinheiro da viagem já toda comprada. Enfim, a sensação era de estar brincando de roleta russa. Quando enfim o visto foi aprovado, a gente se sente tão bem que parece ser até mais "gente", pertencente àquela classe privilegiada que... tem visto pra visitar a terra dos gringos, uau!. Muitos suspiros depois pegamos o vôo pra New York. Eu, gravidíssima, vomitei todaaaaaaaaaaaaaa a descida do avião. Zero glamour. 
Sou fabulosa, tenho visto americano. Você não tem-ein!
O segundo visto americano, foi feito em 2007, dessa vez no consulado em São Paulo. Lembro de ter me sentido um tipo de lixo humano, pois o pessoal ali foi meio totalmente tosco durante do atendimento. Visto feito em família novamente, que dessa vez incluía além do CB, duas bonequinhas. Novamente ele que se virou nos trinta durante a entrevista. Péssimas lembranças da atendente... chata, irritada, desconfiada (tpm?) e quase mal educada de tãooooooooooooooooooooooo ríspida. Uma grossa, #prontofalei. Visto aprovado, aleluia!, fomos todos conhecer a Disney. Pena que esse teve validade de apenas 5 anos... eh, chateação.
Hoje de manhã fui na entrevista pessoal solicitar meu terceiro visto (por isso esse post não saiu na bat hora de sempre). 


O procedimento mudou bastante. Primeiro fui no tal do CASV onde tiraram foto e digitais, na segunda feira passada. Com essa parte ok, fui na Embaixada fazer a entrevista, com hora marcada, sem stress. Quanta diferença! Não sei se dei sorte (sim, faz parte...) mas achei que o "clima" está bem mais light. Fui praticamente sem lenço nem documento dessa vez e com um medinho lá no fundo de dar tudo errado. Pensando bem, tinha tudo pra não ser aprovada. Mas peguei uma atendente que além de falar português muito bem, era just peace & love. Vontade de dar um beijinhos nela de tão agradecida... pena que o vidro de mil milímetros nos separava, rs. Engraçado isso de como a gente se sente "agradecida" só por reconhecerem que somos do bem (I'm not a terrorist) e pelo direito de ir turistar a gastar $$$$$ na terra do Tio Sam. Aff. Devia ser o contrário, mas a coisa funciona de tal modo que no fim, somos nós que dizemos: thank you!


A senhora trabalha?
Não! (mandei na lata)
Onde a senhora vai?
Wash-DC
Fazer o quê?
Jantar com o Obama  e negociar a compra de mísseis nucleares (brincadeirinha, kkkkkkkkkkk)
Passear. E acompanhar o maridón, ele vai trabalhar e eu vou turistar.
Quando?
Segunda semana de setembro, acho que a reunião dele é dia 17.
Passagem e hotel?
Não comprei e não reservei ainda, depende do trabalho dele, ainda não sei que dia vamos.
(até esse ponto... eu mesma já estava me negando o visto, se fosse ela, rs)
A senhora já teve visto?
Sim dois, nos anos tais e tais. Visitei alho e bugalho.
Tem o passaporte e o visto anterior?
Não, venceram e quando renovei meu passaporte, o antigo ficou retido na PF.
Quanto tempo a senhora pretende ficar?
Ah... no máximo uns 10 dias, acho. Talvez 15, não sei.
A senhora costuma ficar pouco tempo?
Sim, da primeira vez fiquei X, na segunda Y, na terceira W e assim por diante, no máximo 20 dias.
(muito papo, pouco documento e eu rezando pra ela acreditar na minha cara de santa)
O que o seu maridón vai fazer lá? Já tirou o visto dele? Porque não estão fazendo o processo juntos?
Ah, ele vai a serviço, passaporte oficial, o procedimento é outro. Nem sei como funciona, o pessoal lá no trabalho dele que está cuidando disso. (acredita em mim, pleaseeeeeeeeeeee)
Daí, num momento de inspiração, fiat lux, dei minha única e última cartada... olha aqui, ó, o cartão e documento de identidade dele, se quiser ligar pra lá e confirmar.... disse, sorrindo quase tranquila e quase confiante.
Ela ficou brincando no computador por alguns segundos (que pareceram horas...) e finalmente disse, tudo ok, história confirmada, tudo bate. Seu visto está aprovado, pode buscar daqui a 10 dias.
Caraca! Jura que fui aprovada (ehhhhhhhhh!!! mentalmente a gente faz a dancinha da chuva de tão feliz)?!? Assim, na boa? Só no papo? Foram meus olhos azuis? Ou minha cara de "estou ferrada, mas sou gente boa"? Claro que não... Fui aprovada porque se tem algo em que podemos confiar é na competência e organização dos americanos. Todo meu curriculum de turista nota 10 deve estar lá nos computadores deles... tim tim por tim tim.
Deus abençoe a eficiência do serviço de informações americano.
Be happy. I have a VISA!

America, tô chegando, again! 
Serão dias e dias radiantemente enfurnada dentro do complexo Smithsonian. 
Love it!


4 comments:

  1. Gê, o sistema diz quando vc tirou o visto, em que voo vc saiu do brasil, em que voo vc voltou ao Brasil, qto tempo vc ficou, se vc ultrapassou o seu direito de estadia....
    Ta tuuuudo lá.
    E tem gente que mente, achando que é esperta. HA!

    Parabéns. mais 10 anos sem nenhuma encheção de saco.

    ReplyDelete
  2. Não fala da compra dos mísseis! não sabe que estamos sendo espionados? rsrsrsrs
    Eu também quero um visto! mas acho que vai demorar..........

    ReplyDelete
  3. Eu também fiquei com vontade de ter um visto!
    Mas primeiro preciso de um passaporte! Acho que vou tirar um só para ter um cheio de carimbos das viagens que retendo fazer!
    Sério! Esse post me inspirou!
    Beijos e Parabéns!

    ReplyDelete
  4. Eu que não quero passar pelos EUA, principalmente visto de trânsito. Em NY eles me trataram como lixo, assim como quase o avião inteiro que desceu. Fora que pra fazer uma simples cnx vc tem que retirar suas bagagens de uma esteira e colocar em outra... afe coisa nada prática.

    Kisu!

    ReplyDelete