Monday, July 1, 2013

Elefantes brancos

Todo mundo sabe o que é um elefante branco. Algumas cidades tem o azar de possuir um pra chamar de seu. Uns mais caros, outros nem tanto. Quase todos inúteis, uma ode ao desperdício de dinheiro público.

Conhecem a história do termo?
No antigo Sião (Tailândia), quando o rei pegava antipatia de algum membro da corte, presenteava-o com um elefante branco, animal sagrado. O coitado (ou não, vai saber...) não poderia cometer a grosseria de recusar o presente real e ficava obrigado, pelo resto da vida, a cuidar, alimentar, mimar, enfeitar o animalzinho... Imagina o custo! O elefante era mantido sempre ornado, limpo e com as deferências de animal sagrado real pois a qualquer momento o rei poderia aparecer para conferir pessoalmente os cuidados com que o cortesão tratava seu presente. 
Com o tempo a expressão ganhou o sentido de presente indesejado ou incômodo e ganhou popularidade graças à peça O elefante do rei do Sião. Daí para virar sinônimo de obra pública dispendiosa e sem sentido aqui no Brasil... foi um pulo!

7 comments:

  1. Conhecia a expressão mas não sabia a origem!
    O Gaiola também é cultura!!! rs
    bjinhossss

    ReplyDelete
  2. Eu tenho vários "elefantes brancos" de decoração aqui em casa, presenteados por parentes(tias velhas,queridas,mas sem a menor noção de estilo),e não sei o que fazer com eles,pois já não há espaço na casa para essas tralhas-são "lindos objetos decorativos ou utilitários"(SQN), e sempre que elas vêm me visitar,tenho que colocá-los à vista para não magoar ninguém...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Já tentou a tática... caiu, quebrou? sem querer querendo? Apesar de feio (muito feiooooooooooo) pode colocar a culpa na faxineira desastrada.
      Eu, pelo menos, tenho a desculpa das mudanças... sabe como é... sempre acontece um desastre ou outro nesses momentos, rs.

      Delete
  3. Gostei das desculpas da Gê!
    bjs
    Jussara

    ReplyDelete
  4. E a lenda de que tem que deixá-lo virado com a bunda para a porta? Vc sabe?

    Kisu!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sabia, mas confesso que...
      Não gosto de elefante em casa. Quando casei ganhei uma fila daqueles indianos... como não tinha outro enfeite, ficaram por lá. Não gostava, assim que pude, dei e me livrei.
      Outro dia ganhei um (até bonito) de uma amiga que amo. Guardei no armário durante um tempão. Depois desisti dessa bobagem e dei pra quem sei que gosta.
      Não sei pq, mas não gosto desses enfeites de paquidermes. Curto o bicho, vivo.

      Delete
  5. Electra, a versão que eu conheço é um pouco diferente, mas não muito! O que ouvi é que a tradição era de dar presentes caríssimos ao soberano, que tinha que retribuir com presentes ainda mais caros ou favores...
    E as pilhas de quinquilharias caríssimas iam se acumulando no palácio e ainda criavam um onus desnecessário ao reino. O Rei então resolveu a situação re - presenteando os suditos com elefantes albinos, que são super sensiveis e delicados, devido á pele clara. O trabalho com o bicho é imensamente maior que o trabalho que um elefante normal dá. esse "truquezinho" desencorajou os suditos a aparecerem no palácio com seus presentes interesseiros. :-)

    PS eu adoro elefantes!

    ReplyDelete