Friday, March 22, 2013

Fora do limbo

Uma pessoa nasce, e o que ela é? Uma pessoa! Só isso! É uma criança, com todo o direito de ser feliz e de ir vivendo sua vida aos poucos. Um bebê lindo, sobre quem seus pais fazem milhares de planos, como uma folha em branco onde uma criança deseja fazer todos os desenhos do mundo.
Daí a criança cresce, entra na escola, e o que ela é? Um estudante, que tem que se preocupar em tirar boas notas e passar, mas ainda é só uma criança.
Dependendo da criança, ao entrar na escola, além de estudante, passa a ser santinha-cagona. 
A criança cresce, a escola vai acabando, e o que é? Um quase adulto que tem que se preocupar em que carreira seguir, seja estudando, seja trabalhando.
Daí digamos que a pessoa passa no vestibular. Digamos que pra Direito. O que ela é? Um futuro advogado, pra quem toda a família pede dicas jurídicas, conselhos e ajuda. Ele é um princípio de caminho, cheio de aventuras e possibilidades.
Quando a faculdade vai chegando ao fim, quem é essa pessoa? Um estudante desesperado, louco pra se formar e pra passar na OAB.

Isto porque sem a OAB o curso de Direito não tem muita valia. Quando a pessoa vai chegando perto de se formar, as pessoas deixam de cumprimentá-la com um "Oi, tudo bem?" para cumprimentá-la com um "E aí, passou na OAB?! Ainda não? Puxa, conheço fulano fulano e fulano que passaram de primeira, e outros 50 que nunca conseguiram passar..."


O recém formado em Direito que ainda não passou na OAB é um pobre enfiado num limbo, num lugar que ninguém sabe qual é. Ele não é mais estudante, ele não é advogado, ele não é estagiário. Ele pode ser um concurseiro, pode ter um outro emprego, pode advogar na ilegalidade. Mas nada disso significa grandes coisas pra sociedade. As pessoas olham pra um recém formado em Direito que não tem OAB e esperam que ele seja no mínimo juiz, mas se conformam com a carteirinha da OAB. Menos que isso não!

Acontece que hoje é o primeiro dia em que eu estou fora desse limbo. Saiu hoje o resultado preliminar da nossa provinha, e eu #paçei!!!!

Hoje é a primeira vez na minha vida que eu sou advogada. Não mais estagiária, não mais habitante do limbo, não mais serei olhada pela sociedade com cara de "afinal, o que você é?". Pela primeira vez sou uma DEVOGADA de verdade verdadeira!  
Dancinha da vitória
E agora, aproveito o ensejo de não ser mais estagiária na vida real para pleitear, pela primeira vez, minha efetivação aqui na gaiola. 
Cumprirei os rituais de iniciação que me forem impostos, faço o que for necessário para ter um avatar e um nome. Que acham, chefas? Que tal uma reunião do concílio do vaticano sobre isso? 

8 comments:

  1. WOW!
    Só tenho uma coisa a dizer: MUITO ORGULHO DESSA NOSSA ESTAGIÁRIA! (mandamos bem na escolha da menina).
    E a party para comemorar? Rola quando e onde?

    ReplyDelete
  2. Parabéns!!! E agora, qual o próximo passo? Hehehe! Brincadeirinha...

    ReplyDelete
  3. Ems, antes de aceitar te-la na gaiola, fizemos um extensivo dossie a seu respeito. Ninguém aqui tinha nenhuma dúvida que vc passaria na prova da OAB de primeira. na verdade era praticamente um pré requisito!
    Por que vc acha que TRES das nossas blogueiras sao devogadas?? A gente vive com "pobrema cos homi" e vc vai passar muita madrugada tirando azamiga da cadeia!!!!

    PARABËNS!!!

    ReplyDelete
  4. ...depois de ver nossa menininha por dias (e noites) a fio estudando e estudando e estudando, pudemos ver essa menininha crescer e se tornar DEVOGADA!!!!
    PARABÉNS!!!!!!! E desejo que muitas, mas muitas pessoas mesmo façam coisas erradas pra você poder ter muitos, mas muitos casos mesmo pra defender e muito, mas muito dinheiro mesmooooo pq eu num aguento mais ter amiga pobre (tirando as luxuosas do Gaiola, lógico! hahahahahaha).
    Você mereceu por todo o seu esforço que eu pude acompanhar de perto (longe na verdade). E a sensação de dever cumprido faz a pessoa tirar dez toneladas das costas né?
    Vamos nos reunir para estudar a sua efetivação na Gaiola (disse "estudar", antes que eu tenha o castigo de faxina no banheiro de novo!)
    bjoksssssss

    ReplyDelete
  5. Sei lá, sócias-loucas... mas se ela fizer uma dança de comemoração à altura do vídeo (esse msm que ela postou!)começo a pensar - com calma e sem pressa - em efetivação.
    O que acham disso como fase 1 - de 478 -do processo de iniciação?
    Tá achando que isso aqui é moleza? Tá achando que isso aqui é OAB?

    ReplyDelete
  6. Opa, subiu d cargo!

    Parabéns!

    Kisu!

    ReplyDelete
  7. Oi, minha queridona, eu sempre soube que essa vitória era sua!
    De fato, deve ser uma grande angústia passar por várias provas e não passar, como já assisti alguns amigos. Ao mesmo tempo, não sinto pena daqueles que levaram a faculdade nas coxas ou compraram a ilusão de que uma faculdade qualquer o prepararia para uma responsabilidade tão grande!
    No seu caso, sempre notei sua preocupação e comprometimento com o seu curso. Por isso, nunca duvidei de que conseguiria!
    Que bom!
    Meus parabéns! Estou orgulhosa de vc!

    ReplyDelete